Toda pessoa que iniciar um negócio no ramo turístico encontra um problema em comum: como encontrar clientes e fazer a primeira venda sem ter a visibilidade de um negócio já estabelecido? E, mais importante, sem precisar fazer um grande investimento inicial? É ai que entra o conceito de marketplace de experiências turísticas.
Sites de marketplace para empresas do varejo em geral, como Amazon e Mercado Livre surgiram na última década como uma possível solução para esse problema, reunindo milhares de vendedores em um único ambiente. No entanto, será que o marketplace é uma boa solução para empresas que trabalham com turismo?
Continue lendo para entender melhor o que é marketplace e quais as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio. Ao final do artigo, confira como vender no maior marketplace de experiências turísticas do Brasil utilizando sua loja virtual na Moblix.
O que é um marketplace de experiências turísticas?
Um marketplace é uma plataforma virtual por meio da qual diferentes vendedores anunciam seus produtos. Esses vendedores são chamados de sellers, que além de serem os donos dos produtos, são também os responsáveis pelo fornecimento do produto (ou serviço) ao comprador.
Em outras palavras, podemos dizer que o marketplace nada mais é que uma grande feira ou shopping virtual. É um espaço online em que lojistas de todos os cantos podem anunciar seus produtos, expondo-os a um público bastante diverso. Os compradores, por sua vez, têm a oportunidade de comparar produtos semelhantes e escolher o de melhor custo-benefício.
No ramo do turismo, pense, por exemplo, naquela rua movimentada de uma importante cidade turística, onde de ambos os lados estão localizadas empresas de turismo que oferecem passeios, guias, traslado, experiências gastronômicas e etc.
O marketplace é um modelo de negócio que abriga diversas empresas, que competem com você nesse mesmo espaço “emprestado”.
No marketplace, o fornecedor ou responsável pelo produto ou serviço não é dono do site. Ele apenas tem uma conta de vendedor que permite o anúncio e a venda de mercadorias no site de terceiros.
Benefícios de usar um marketplace para vender experiências turísticas
Lançar um site novo e começar a vender produtos turísticos, como passagens aéreas, pacotes e passeios, é bastante desafiador. Principalmente até conseguir visibilidade para fazer a primeira venda. Mas muitos empreendedores veem nos marketplaces uma brecha para se inserir no mercado, ainda que não sejam amplamente conhecidos, e sem a necessidade de um grande investimento inicial.
As poucas pessoas que encontrarem sua loja no início poderão ficar inseguras. Afinal, se ninguém comprou em sua loja antes, como saber que se trata de um negócio legítimo e confiável?
Começar a vender em um marketplace ajuda a aumentar a exposição da sua loja online, alcançando um público que esta em outros sites já conhecidos à procura de produtos semelhantes aos seus. Dentro de um site conhecido, sua empresa consegue transmitir um pouco mais de segurança e conquistar a confiança do viajante com mais facilidade.
O tráfego nos sites de marketplace é altíssimo, e mesmo com o número elevado de vendedores competindo com você, trata-se de uma “vitrine” de custo relativamente baixo. Na maioria das ferramentas de ecommerce, os vendedores não precisam pagar para participar de um marketplace. É necessário pagar por esse espaço apenas por meio de porcentagem dos lucros ou comissão em cima das vendas.
Como vender em um marketplace?
Quando se fala na venda de produtos em geral, existem várias plataformas de ecommerce que te permitem participar de marketplaces, como a nuvemshop e a shopfy.
Entretanto, quando se trata de turismo, falamos de um nicho de atuação específico, e com regras próprias.
Por exemplo: vender um passeio de balão na Chapada dos Veadeiros (Goiás) pela internet é diferente de vender uma camiseta com cores e tamanhos específicos.
Se você almeja expandir seu negócio e usar o marketplace como um canal de vendas paralelo, você deve abrir uma loja virtual logo de início. Por isso, é importante encontrar a ferramenta adequada para o seu nicho de atuação.
Com a plataforma da Moblix, você pode não apenas vender seus produtos em outros marketplaces de experiências turísticas, mas também vender produtos de outros sellers no seu ambiente, tornando-se um marketplace.
Na Moblix, não há uma taxa extra para integrar com marketplaces. Também não existe cobrança adicional para uma empresa que utiliza a Moblix anunciar em seu ambiente produtos de sellers, ou vender produtos em outra parceiro Moblix.
Quer saber mais? Visite o site: https://moblix.com.br/Marketplace