Um planejamento de comunicação precisa cuidar não só da mensagem a ser compartilhada e seu conteúdo, ele também precisa se responsabilizar em encontrar os melhores veículos para esse serviço. Hoje, os influenciadores digitais são figuras essenciais nesse sentido.

A relação de contato que eles possuem com o público, tanto geral como específico, coloca-os como os profissionais certos para uma marca investir como um canal de comunicação.

Eles não agem como veículos em si, mas são importantes condutores para que os trabalhos de comunicação sejam realizados nesses meios, principalmente quando se fala de veículos modernos como aqueles relacionados ao ambiente digital.

A internet, e vindo em sequência as redes sociais, são locais que se mostram propícios à interação do público, logo, colocar a sua marca disponível nesses ambientes significa aumentar a sua conexão com a audiência.

Os influenciadores digitais surgiram nesses locais, como usuários comuns, que enxergaram nas redes a possibilidade de produzir conteúdos próprios, sobre temas de sua preferência, a serem consumidos por outras pessoas interessadas no assunto.

Como um usuário que tenha alcançado um setor destaques ao ensinar técnicas de decoração de roupas, como produzir camisas personalizadas em mg ou realizar um processo de tinturas dessas peças em casa, de forma prática e barata.

Justamente por meio dessa naturalidade os influenciadores digitais representam os consumidores comuns, que esses produtores de conteúdo passam a ser acompanhados, e terem suas opiniões e valores como algo relevante para o público, tornando-se assim influenciadores.

Ao desenvolver essa relação de influência com o público, eles tornam-se importantes parceiros das estratégias de marketing de uma empresa. Isso porque a recomendação deles por um produto específico, aumenta a percepção do público sobre ele.

A relevância do influenciador no marketing moderno

Um dos princípios que melhor destaca a importância desses profissionais para o mercado contemporâneo é o prestígio que eles possuem com o público.

Antes essa relação de destaque era exclusiva de celebridades e artistas reconhecidos, mas hoje, tal reconhecimento pode ser conquistado por qualquer pessoa que atue na internet, sendo necessário apenas que ela tenha algo de único, que se conecte ao público.

A importância dos influenciadores digitais se dá não pelo tamanho da sua popularidade, e sim pelo impacto que eles possuem com a sua audiência. O crescimento desses profissionais se dá inclusive por meio do reconhecimento cada vez maior de sua audiência.

Além dos grandes nomes já estabelecidos na internet, existem também os micro influenciadores, que com suas parcelas específicas de público, podem representar um ganho maior para possíveis parcerias comerciais.

Uma forma de atuação desses pequenos influenciadores é por meio da análise crítica de alguns produtos recebidos, vindos de marcas que se adequam aos seus respectivos temas, e por isso disputam um público similar.

Como uma loja de acessórios, que entrega bolsas promocionais a esses profissionais, com o intuito de divulgar sua marca e fortalecer seus laços com o público e com esses influenciadores.

Diante das particularidades de cada influenciador, eles podem ser parceiros de comunicação para os mais diversos setores, atuando com os mais variados temas, como o mercado de viagens.

Os influenciadores e o setor turístico

Um mercado que depende cada vez mais desses profissionais é o setor turístico, diante os elementos de conexão que os influenciadores apresentam nesse sentido, sendo pessoas que partem de um público diversificado em relação aos nomes de destaque anteriores.

A centralização dos artistas de prestígio – consequência da concentração de polos culturais, como estúdios musicais ou de TV –  bate de frente com a diversidade de nomes e culturas que se destacam como influenciadores.

Essa variedade de profissionais se dá pela facilidade de acesso que o universo digital apresenta, sendo necessário apenas um aparelho eletrônico (computador ou até mesmo um celular), uma conexão de internet e, claro, criatividade.

Ao falar diretamente com um público de características e culturas similares, esses influenciadores podem se destacar com sua audiência conterrânea, graças aos ideais de representatividade ali presentes.

Uma agência de eventos SP pode ter uma recepção maior com influenciadores de São Paulo, assim como um restaurante de comida baiana na cidade pode se destacar ao alcançar um público vindo da Bahia, e que hoje mora na metrópole.

Esse caráter comportamental dos influenciadores com o público pode ser trabalhado por diversas marcas que atuem com essas especificidades locais. Essencialmente o setor de viagens e turismo.

Um nicho de destaque entre os influenciadores são aqueles ligados ao universo das viagens. Usando dos diferentes cenários, nacionais ou estrangeiros, para trazer relevância aos seus conteúdos por meio de fotos e vídeos em paisagens e pontos turísticos.

Isso representa grandes oportunidades para o setor turístico, envolvendo hotéis, agências de viagem, de intercâmbio, pousadas e até mesmo entidades governamentais, como prefeituras e setores responsáveis por serviços turísticos.

Essa pluralidade pode ser benéfica até para empresas relacionadas ao setor de transportes, como aquelas que realizam serviço fretado para empresas.

Uma agência de viagens precisa planejar bem a sua comunicação, pois lida com públicos de diferentes segmentos, como aqueles que viajam em família, os jovens fazendo um mochilão pela Europa, ou aqueles que querem descobrir as riquezas do país.

Para se falar com audiências tão distintas, é necessário contar o apoio de profissionais que atuem com essa mesma distinção.

Os influenciadores e as agências de viagens

Uma agência de viagens lida com esse número seleto de público, e os influenciadores digitais se destacam na forma em que se conectam com as mais variadas audiências. Dessa forma, propor uma parceria pode ser vantajosa à ela.

Entre os benefícios conquistados estão:

 

  • Influência na decisão do público;
  • Laços mais fortes com sua audiência;
  • Segmentação das ações de marketing;
  • Relação custo-benefício.

Muitas dessas vantagens são comuns ao se trabalhar um influenciador digital. O destaque específico para o setor de viagens se dá pela relação que os mesmos possuem com a área, destacando pontos de contato difíceis de se conquistar por meios tradicionais.

Influência na decisão do público

Os influenciadores são pessoas influentes, por isso recebem tal título. Esse poder de conquista não se dá apenas pela popularidade desses profissionais na internet, mas pela forma em que o público se sente conectado a eles.

Ao se conectar com o influenciador, a audiência também passa a enxergá-lo como um ícone de inspiração. Alguém com características únicas que, ao recomendar um serviço, aumenta o prestígio do mesmo.

Como um jovem que acabou de se mudar e pensa em modernizar a sua nova casa, com base nos aparelhos eletrônicos que outras personalidades da mídia estão adotando para o seu lar.

Para um público em dúvida, a recomendação de uma empresa de automação residencial pode ser a resposta que esse indivíduo contrate tais serviços, ainda mais se a recomendação vier de alguém por quem tem respeito e admiração.

Laços mais fortes com sua audiência

E se os influenciadores possuem essa forte relação com o público, se aliar a eles significa trazer essa conexão para os seus serviços, posicionando a sua empresa como uma entidade digna de prestígio, assim como os comunicadores que o público acompanha.

Segmentação das ações de marketing

Talvez o maior benefício de formar uma parceria com influenciadores não seja só o contato com o público, afinal, o mesmo pode ser feito através de anúncios em meios tradicionais como televisão e revistas.

O real destaque está na forma em que esse contato é feito, chegando a públicos específicos, que não seriam abordados em meios de comunicação mais amplos.

Uma empresa terceirizada de limpeza pode encontrar nas redes sociais, com o apoio de um influenciador específico, a conexão com sua audiência, de uma forma que não encontra em veículos maiores.

Relação custo-benefício

O custo de se anunciar em grandes veículos é muito alto comparado aos serviços de um influenciador digital, e o segundo pode se mostrar ainda mais interessante, diante o público específico que atrai.

Até mesmo no meio digital existe uma diferença entre os níveis de influenciadores, que quanto maior for sua popularidade, maiores serão os custos de se trabalhar com eles.

Existem ocasiões, inclusive, em que os influenciadores de menor porte, com um número menor de seguidores, podem ser mais favoráveis aos propósitos comerciais de uma empresa, tal qual empresas de segurança privada, que buscam uma audiência mais segmentada.

Como selecionar o influenciador correto

Para se extrair o melhor dessa parceria comercial entre o setor de viagens e os influenciadores, algumas práticas são recomendadas, entre elas:

  • Estabelecer os objetivos de campanha;
  • Selecionar os influenciadores ideais;
  • Trabalhar em colaboração com os influenciadores;
  • Manter relações com influenciadores de viagens;
  • Atuar com dados e análises dessa parceria.

 

A parceria entre as agências de viagens e os influenciadores precisa seguir conceitos comuns, como os objetivos da campanha, que precisam se adequar ao estilo e o tamanho de público de um influenciador em específico.

Assim como empresas de transporte de carga teriam sucesso com influenciadores que atuam com temas similares, uma agência turística precisa trabalhar com profissionais que operam na área, contando com seus conselhos e conhecimento sobre o setor.

É por meio de uma relação positiva para ambos que os influenciadores digitais seguirão a ter tanta influência no mercado comercial, assim como as marcas contarão com o apoio desses indivíduos, cada vez mais profissionais.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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