Se você está montando seu negócio de turismo, entender o que são negócios B2B e B2C é o mínimo, mas saber as principais diferenças entre ecommerce B2C e B2B como utilizá-las é crucial para seu sucesso.

Mais que entender os modelos de negócio, é preciso ter em mente que seu site precisa estar adaptado ao seu modelo de negócio e é aqui que muita gente acaba se autossabotando sem saber…

Para que você possa saber se seu site de turismo está em conformidade com o modelo de negócio escolhido, você precisa saber o que cada um deles é:

  • B2B ou “business to business” – é o modelo de negócio feito prioritariamente entre empresas, por isso o nome “business to business”. É importante destacar que esse modelo de negócio tem como objetivo transacionar itens ou serviços que serão revendidos ou transformados pelo comprador.

Um exemplo cotidiano é o de uma empresa de macarrão instantâneo, que vende seus produtos a redes de supermercados, que por sua vez repassarão para o consumidor final.

Veja que a empresa de macarrão produz pensando no consumidor final, mas não tem contato direto com ele.

  • B2C ou “business to consumer” – é o modelo de negócio focado na venda de produtos ao consumidor final. Como o supermercado que mencionamos anteriormente.

Outro exemplo prático: você pode pensar em uma agência de contabilidade. A agência presta atendimento para outras empresas, mas esse mesmo escritório pode também prestar serviços para clientes individuais fazendo declaração de imposto de renda e por isso não é considerado B2B, mas sim B2C.

Agora que você já sabe distinguir os dois modelos de negócio, precisa ficar atento a mais algumas diferenças entre elas para otimizar ainda mais seu ecommerce.

Então vamos à principal diferença prática entre os dois modelos de negócio: público-alvo.

Diferenças entre ecommerce B2C e B2B: Vantagens e desvantagens

Antes de definir qual o seu tipo de negócio, é importante que você tenha em mente que ambos os modelos possuem vantagens e desvantagens. Separamos as principais desvantagens de cada um deles para que você reflita:

B2B

Os clientes se baseiam em questões racionais para efetivar as compras, por isso, a venda tende a ser mais complexa e com várias etapas.

  • Processo de venda mais complexo
  • Precificação mais ajustada
  • Clientela exigente
  • Mercado mais específico
B2C

A relação B2C exige que as empresas tentem se aproximar, com frequência, dos consumidores.

É importante destacar que você não precisa necessariamente escolher entre um e outro. O ecommerce permite que você possa transitar entre ambos modelos de negócios e obter ainda mais resultados.

Com a plataforma da Moblix, você pode vender experiências turísticas diretamente ao seu cliente ou vender para empresas interessadas em investir no seu negócio.

Esse é o modelo turístico do momento e que dá liberdade para fazer negócios como achar melhor de maneira fácil, otimizada e democrática.

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