Se você está montando seu negócio de turismo, entender o que são negócios B2B e B2C é o mínimo, mas saber as principais diferenças entre ecommerce B2C e B2B como utilizá-las é crucial para seu sucesso.
Mais que entender os modelos de negócio, é preciso ter em mente que seu site precisa estar adaptado ao seu modelo de negócio e é aqui que muita gente acaba se autossabotando sem saber…
Para que você possa saber se seu site de turismo está em conformidade com o modelo de negócio escolhido, você precisa saber o que cada um deles é:
- B2B ou “business to business” – é o modelo de negócio feito prioritariamente entre empresas, por isso o nome “business to business”. É importante destacar que esse modelo de negócio tem como objetivo transacionar itens ou serviços que serão revendidos ou transformados pelo comprador.
Um exemplo cotidiano é o de uma empresa de macarrão instantâneo, que vende seus produtos a redes de supermercados, que por sua vez repassarão para o consumidor final.
Veja que a empresa de macarrão produz pensando no consumidor final, mas não tem contato direto com ele.
- B2C ou “business to consumer” – é o modelo de negócio focado na venda de produtos ao consumidor final. Como o supermercado que mencionamos anteriormente.
Outro exemplo prático: você pode pensar em uma agência de contabilidade. A agência presta atendimento para outras empresas, mas esse mesmo escritório pode também prestar serviços para clientes individuais fazendo declaração de imposto de renda e por isso não é considerado B2B, mas sim B2C.
Agora que você já sabe distinguir os dois modelos de negócio, precisa ficar atento a mais algumas diferenças entre elas para otimizar ainda mais seu ecommerce.
Então vamos à principal diferença prática entre os dois modelos de negócio: público-alvo.
Diferenças entre ecommerce B2C e B2B: Vantagens e desvantagens
Antes de definir qual o seu tipo de negócio, é importante que você tenha em mente que ambos os modelos possuem vantagens e desvantagens. Separamos as principais desvantagens de cada um deles para que você reflita:
B2B
Os clientes se baseiam em questões racionais para efetivar as compras, por isso, a venda tende a ser mais complexa e com várias etapas.
- Processo de venda mais complexo
- Precificação mais ajustada
- Clientela exigente
- Mercado mais específico
B2C
A relação B2C exige que as empresas tentem se aproximar, com frequência, dos consumidores.
- Ticket de venda menor
- Relacionamento de curto ou curtíssimo prazo
- Maior imprevisibilidade para as vendas
- Grande esforço de negociação
É importante destacar que você não precisa necessariamente escolher entre um e outro. O ecommerce permite que você possa transitar entre ambos modelos de negócios e obter ainda mais resultados.
Com a plataforma da Moblix, você pode vender experiências turísticas diretamente ao seu cliente ou vender para empresas interessadas em investir no seu negócio.
Esse é o modelo turístico do momento e que dá liberdade para fazer negócios como achar melhor de maneira fácil, otimizada e democrática.