Dicas para aumentar suas vendas no Instagram e no Facebook
Quem trabalha com o ambiente digital, já percebeu que estar fora de algumas redes pode ser prejudicial para os negócios. Desse modo, vendas no Instagram e Facebook proporcionam a expansão do estabelecimento, bem como melhoram a credibilidade.
Em uma população cada dia mais presente na internet e com as redes se adaptando para serem locais de divulgação, os comércios devem investir nessas novas plataformas para atingir novos patamares e indivíduos.
Nesse sentido, não basta estar presente nesses meios, é preciso também que eles sejam utilizados de modo adequado, como forma de impulsionar as divulgações. Por isso, confira como cada rede funciona e como elas podem ser usadas para essa finalidade.
Por que usar as redes sociais para vendas?
Existem muitas razões para os comércios investirem nessas redes, primeiro porque uma parcela grande da população está conectada nesses meios. Segundo dados, 66% dos indivíduos que vivem no Brasil usam ativamente alguma rede social.
Nesse sentido, veja alguns motivos para usá-las:
- O público está nas redes;
- As ferramentas são gratuitas;
- Ajudam na relação com o público;
- Ajudam na construção da presença digital.
Uma das missões de um escritorio de contabilidade e consultoria, por exemplo, é encontrar indivíduos que estejam interessados em seus serviços, sendo que é preciso encontrá-los para que o negócio tenha para quem oferecer e desenvolver os serviços.
Portanto, usar as redes permite que empresas tenham acesso aos indivíduos que lhe interessam de um jeito mais fácil, já que elas estão presentes nesses locais, o trabalho de procurá-los é reduzido.
Assim, esta etapa pode ser pulada, sendo que o comércio só necessita de investir em táticas para impactá-los, para que eles se sintam confiantes para fazer a aquisição, uma vez que eles já estão presentes nas redes.
Além disso, diferentemente de algumas táticas que necessitam de altos valores aplicados, usar essas ferramentas não depende de aplicação de valores, já que são gratuitas.
Por isso, quem trabalha com camisetas promocionais, por exemplo, pode criar as suas contas no site sem custo.
Desse modo, estar presente nesse meio também contribui para que a relação com os internautas seja diferente e mais próxima, já que nessas plataformas existe a possibilidade de interagir com os clientes.
Antes da era da internet, a comunicação com os indivíduos era mais complicada, em sua maioria era feita por telefone ou quando o próprio indivíduo procurava o estabelecimento para reclamações ou dúvidas.
Nesse sentido, o meio digital veio para resolver isso e permitir que os indivíduos possam se comunicar de forma rápida e prática. Sendo assim, não é preciso mais passar horas esperando por uma resposta ou por um questionamento resolvido.
Por fim, estar nesses meios ajuda, por exemplo, empresas de alimentação a se tornarem existentes, ou seja, quanto mais forte, melhor para o comércio que passa a ser reconhecido pelos internautas.
No meio de tantos adversários, é preciso encontrar táticas que destaquem os serviços e a atuação do estabelecimento. Com uma presença forte no meio online, ela é lembrada pelo internauta no momento de decisão de uma aquisição.
Além disso, a possibilidade de observar os resultados é melhor, porque essas próprias redes oferecem relatórios de monitoramento. Veja, o próprio Instagram tem uma aba que mostra o desempenho das ações do comércio na rede.
Táticas para vender mais no Instagram
Ao adotar as redes como parte da tática de vendas, é preciso entender que elas não funcionam igualmente, pois cada uma tem as suas particularidades.
Por exemplo, uma é mais visual e a outra é melhor para textos grandes. Desse modo, veja como fazer isso no Instagram.
Tenha uma conta para o comércio
Não dá para ter uma página que é pessoal sendo usada para fins comerciais, isso porque as atividades se misturam, por exemplo, no mesmo perfil ter fotos da rotina pessoal com a divulgação de comprar produtos de limpeza do estabelecimento.
Isso porque se o objetivo é elevar as vendas, as postagens pessoais não interessam para os internautas. Ao navegarem, eles desejam ver mais coisas sobre as mercadorias e serviços que são disponibilizados.
Por isso, para resolver esse empecilho, crie uma conta separada para o negócio e divulgue lá somente produções que tenham relação com ele, é essencial que os indivíduos entrem e encontrem um perfil que demonstre compromisso.
Complete o perfil
É fundamental que o perfil seja completo, ou seja, a sua descrição deve ter todos os dados necessários sobre o comércio. O espaço é pequeno e não dá para colocar tudo, por isso diga aos internautas o que você faz de um modo criativo.
Além disso, coloque o link do site de empresas de consultoria ambiental, por exemplo. Aproveite este local para direcionar os indivíduos para o site do comércio, não esqueça de colocar os dados de contato e use uma foto de qualidade.
Mostre o porquê da marca ser boa
Nessa rede, que é extremamente visual, os usuários consomem conteúdos de estilo de vida, por isso deixe o seu feed atrativo, mostrando como a marca pode ser usada no dia a dia e como ela deixa tudo mais dinâmico.
Desse modo, você gera confiança e mostra como é imprescindível que os usuários tenham a sua mercadoria, além de passar a mensagem de credibilidade, use as imagens e os recursos dessa rede para isso.
Faça sorteios exclusivo para os seguidores
Todo mundo gosta de uma boa oferta, não é mesmo? Então, por que não interagir com os seguidores com uma promoção única para eles?
É isso que uma empresa de uniformes, por exemplo, pode fazer para melhorar o engajamento e conquistar novos compradores.
Nesse sentido, essa tática é boa para todos, o negócio ganha com a divulgação, já que esse tipo de sorteio sempre exige no mínimo que sejam marcados alguns usuários nos comentários, logo, uma pessoa divulga a marca para pelo menos um outro indivíduo.
Além disso, os usuários ficam felizes porque podem ganhar alguma coisa que eles querem,
e ainda de graça, somente fazendo alguns compartilhamentos e comentários. Ademais, também podem ser incluídas promoções, basta divulgar com imagens e um texto atraente.
Táticas para vender mais no Facebook
Uma das plataformas mais famosas também tem as suas táticas para vender, o Facebook também tem as suas particularidades e usuários que definem como o comércio deve se posicionar nessa plataforma, por isso, confira algumas maneiras de melhorar as vendas.
Use imagens
Os indivíduos são seres muito visuais, por isso imagens atraem mais do que textos, desse modo, use imagens como forma de atrair o público para o anúncio. Há pesquisas que indicam que publicações acompanhadas de fotos geram um elevado engajamento.
Por isso, uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, deve apostar em postagens acompanhadas de um conteúdo visual, assim mais usuários param para ler o post e saber do que se trata.
Divulgue novas mercadorias
Muitos usuários seguem uma página na esperança de conseguir algum cupom, para saber dos sorteios ou até mesmo para não perder as novidades. Nesse sentido, divulgue sempre as mercadorias, principalmente, as novas.
Mas cuidado com a frequência dessas postagens, não dá para fazer uma delas por dia ou a cada pequena mudança que for realizada em uma mercadoria já existente. Por isso, escolha o momento desses anúncios.
Verifique os melhores horários para postagem
Existem momentos do dia e da semana que a sua página tem um número maior de internautas online, assim, use os dados fornecidos pela pesquisa sobre engajamento feita pela plataforma e publique as produções nesses horários.
Assim, você pode aumentar as chances de os usuários se engajarem, além de elevar a visualização também, já que a maior parte dos seguidores estarão ativos.
Use vídeos
Junto com as imagens, outro recurso que os usuários adoram são os vídeos, eles podem ser bem dinâmicos e passar bastante informação para o público, além disso, os internautas preferem esse tipo de material do que ler um grande texto, por exemplo.
Portanto, um comércio pode usar esse recurso para divulgar os seus serviços, mas também para falar sobre as suas mercadorias, ele pode, por exemplo, preparar um conteúdo audiovisual que ensine a mexer em algumas das suas mercadorias.
Uma espécie de manual de instruções em formato de audiovisual, isso ajuda os diferentes tipos de público de uma marca. Desse modo, o vídeo pode atingir outros públicos, sendo mais acessível.
Conclusão
As redes são grandes aliadas dos comércios que expandem a sua atuação, desse modo, sem ter novos gastos, eles podem conquistar novos indivíduos e divulgar os seus serviços e mercadorias.
No entanto, é preciso tomar cuidado com cada rede, para que elas sejam usadas da melhor forma possível, já que cada uma tem as suas particularidades. Porém, se usadas corretamente, elas trazem bons resultados para todos os tipos de negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.