O outbound marketing, também conhecido como “marketing tradicional”, é considerado uma das formas mais eficientes de divulgação e publicidade, com ótimos resultados a curto prazo, especialmente para quem deseja aumentar a cartela de clientes e conquistar reconhecimento no mercado.

 

Conhecido por uma comunicação mais direta, o outbound é famoso pelas propagandas em mídias convencionais, como uma divulgação em outdoor com letra caixa com led, comerciais televisivos, inserções em rádios e publicidade nos impressos.

 

Com o avanço da internet, muitos empresários acreditam que o método caiu em desuso, porém essa é uma visão equivocada, uma vez que o outbound marketing passou por diversas transformações, inclusive para marcar presença no mundo online.

 

No artigo de hoje, conheça o outbound marketing e saiba como utilizá-lo para divulgar a sua agência. Acompanhe a leitura!

Afinal de contas, o que é o outbound marketing?

O outbound marketing é um processo de prospecção ativa de potenciais clientes, a partir de uma abordagem segmentada que corresponde ao perfil do público-alvo, isto é, do consumidor ideal, a partir de um conjunto de parâmetros.

 

Quer dizer que, embora o outbound esteja intimamente ligado aos meios tradicionais e, portanto, com uma divulgação massiva, o método também considera as características do cliente para oferecer soluções direcionadas, com uma linguagem próxima e adaptada à audiência com quem fala.

 

Por exemplo, uma industria de uniformes profissionais, que tem como público-alvo uma parcela da população com maior poder aquisitivo, escolaridade alta e uma faixa etária mais velha, não fará uma propaganda televisiva com uma comunicação informal, cheia de gírias. Ao contrário, ela irá adaptar essa divulgação para seus clientes.

 

É importante pontuar a questão da segmentação, pois muitas pessoas acreditam que o outbound é uma estratégia massiva, que não leva em conta as necessidades e interesses dos consumidores. Contudo, isso é uma inverdade, visto que a principal diferença para o inbound é o método de atração.

 

O outbound é uma estratégia interruptiva, ou seja, ele empurra a marca para a audiência, quer ela queira ou não. Dessa forma, as campanhas tradicionais não esperam que o cliente procure a empresa, mas sim, levam o seu negócio até o consumidor.

 

O outbound pode usar inúmeros instrumentos para atração do público, entre os quais:

 

  • Comerciais de rádio e TV;
  • Propaganda em jornais e revistas;
  • Outdoors e campanhas PDV (ponto de venda);
  • Anúncios em redes sociais (Facebooks Ads, LinkedIn Ads, etc.);
  • Anúncios no YouTube;
  • Entre outros.

 

A grande vantagem do outbound marketing é a sua rapidez no retorno de resultados. Afinal de contas, por se tratar de uma estratégia não orgânica na maioria das vezes, é possível aumentar rapidamente a quantidade de visitantes em um site, o reconhecimento da marca, entre outros objetivos de divulgação.

 

Contudo, vale dizer que o outbound tem um preço de investimento um pouco mais alto, principalmente quando comparamos com o inbound marketing (ou marketing de atração), uma outra estratégia baseada na prospecção passiva de clientes.

Qual a diferença entre o outbound e o inbound marketing?

Como vimos, o outbound marketing é um método invasivo, tendo forte relação com as mídias tradicionais offline, embora a estratégia não se restrinja somente à essas plataformas, pois inclui anúncios em redes sociais, entre outros materiais.

 

Já o inbound marketing surgiu como uma tendência de divulgação própria da internet e tem como objetivo a prospecção passiva, fazendo com que os clientes venham até à empresa e não o contrário.

 

Por exemplo, uma consultoria de departamento pessoal pode criar um blog para o compartilhamento de conteúdo relevante e, dessa forma, quando um usuário buscar por uma informação na área irá se deparar com a página web da empresa.

 

O inbound marketing tende a oferecer resultados a curto prazo, no entanto, é uma estratégia bastante eficiente para a construção de uma boa imagem de mercado.

 

Afinal de contas, as pessoas sentem mais confiança nas empresas que compartilham conteúdo valioso, além de construírem uma relação mais próxima e saudável.

 

Desse modo, podemos resumir o inbound como uma estratégia de atração do público por meio de conteúdo relevante. A partir disso, as pessoas impactadas pelos materiais tendem a confiar mais na empresa, permitindo uma aproximação que pode resultar na venda.

 

Além disso, o marketing de atração tem uma comunicação mais aberta, diferentemente do que ocorre com o outbound. Quer dizer que os clientes podem interagir com a marca e continuar recebendo conteúdo relevante.

 

Imagine que uma empresa de importação criou um ótimo artigo para blog, mas percebeu que o público está interessado em novas informações sobre o assunto. O inbound marketing permite ir além e produzir um e-book, por exemplo.

 

De acordo com o iMedia Connection, 60% dos consumidores apresentam uma visão mais positiva sobre a marca, após consumir conteúdo dela.

 

Assim, devido à eficácia da estratégia e o terreno fértil da internet, o inbound se tornou tão popular e difundido nos dias de hoje.

Então, qual estratégia é melhor para a divulgação da minha agência?

Tanto o inbound quanto o outbound marketing são ótimas estratégias de divulgação. Não há uma receita de bolo: é preciso verificar os objetivos das suas campanhas e, dessa forma, escolher o melhor método, levando em consideração as metas e os recursos disponíveis para investimento.

 

Contudo, a recomendação é que ambas estratégias sejam usadas de maneira integrada, pois com um planejamento detalhado e assertivo, é possível conquistar ótimos resultados. Afinal, elas se complementam nas ações de prospecção dos clientes.

 

Por exemplo, uma empresa de serviços aduaneiros pode usar o inbound marketing para educar melhor o público a respeito de sua atividade, com conteúdos em blog posts, compartilhamento de artigos, vídeos e e-books.

 

Ao mesmo tempo, o negócio também pode investir em propagandas na rádio, para alcançar um número maior de pessoas.

 

Percebe-se que o outbound e o inbound podem oferecer contribuições únicas para a estratégia de comunicação e marketing dos empreendimentos, através de métodos de conversão de leads (potenciais clientes) diferenciados.

 

Além do mais, a mescla das estratégias colabora com um investimento mais direcionado. Por exemplo, caso as empresas de tradução não contem com uma renda suficiente para investir em propagandas televisivas, que costumam ser caras, é possível iniciar o marketing com o inbound e, posteriormente, fazer pequenos patrocínios com anúncios nas redes.

 

Ao mesmo tempo, caso o objetivo da campanha seja um retorno rápido, como divulgar uma oferta limitada, o outbound também é uma ótima forma de conquistar mais clientes a curto prazo. O que não significa deixar de produzir conteúdo para o inbound.

O outbound marketing no setor de viagens

De acordo com um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio de seu Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos (CEVEC), cerca de 57,2% das pessoas que pesquisam viagens pela Internet.

 

Ou seja, as agências de viagens e todo o segmento, que inclui também empresas de transporte internacional, têm uma forte presença nas plataformas online, o que torna o investimento em inbound marketing muito mais confortável.

 

Contudo, engana-se quem pensa que as estratégias de comunicação e marketing devem ficar restritas à produção de conteúdo, pois o fortalecimento e consolidação da marca também são alcançados através do outbound.

 

Quer dizer que o setor de viagens é um dos que mais se beneficia da mescla das estratégias, principalmente com as novas ferramentas de divulgação online, que permitem a aplicação de uma comunicação mais intrusiva e direta.

 

Por exemplo, uma agência de viagem pode se beneficiar das redes sociais para construir anúncios com ofertas de passeios. Com a alta segmentação das redes, fica fácil encontrar pessoas potencialmente interessadas e com grandes chances de fechar negócio.

 

A velocidade do ROI (Retorno sobre Investimento) também é um ponto a se considerar com o outbound.

 

Enquanto as agências que só trabalham com o inbound podem demorar muito para aumentar o número de visitantes em um site, o marketing tradicional pode, em menos de uma semana, crescer o tráfego da sua página.

 

Diante da presença marcante do segmento de viagens na internet, vale a pena consultar as propostas do outbound online e, com isso, conquistar ótimos resultados.

Conclusão

Ao contrário do que muitos pensam, o investimento em outbound marketing não deixou de ser uma opção com a ascensão da internet.

 

Ao contrário, ele se tornou uma oportunidade para empresas que desejam crescer rápido e, ao mesmo tempo, produzir conteúdo relevante para o público.

 

A mescla do inbound e outbound, quando bem estruturada, é a chave para o sucesso dos negócios. Por esse motivo, vale a pena verificar os objetivos da sua empresa e os recursos disponíveis, para traçar um plano assertivo e direcionado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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