Como utilizar as redes sociais para impulsionar suas vendas?
Usar as redes sociais para vendas é uma prática cada vez mais comum entre as empresas, pois essas plataformas estão presentes no dia a dia de, praticamente, todo mundo.
De alguns anos pra cá, o modo com as empresas vendem e as pessoas compram mudou muito por conta dos avanços tecnológicos. Tudo ficou mais rápido e fácil, principalmente com a chegada das plataformas e-commerce e as redes sociais.
Por conta disso, não basta apenas que as empresas possuam um site institucional, pois, apesar dele ser importante, é preciso ir além e se fazer presente nos mais variados canais.
É dessa maneira que as empresas conseguem fazer parte do dia a dia de seu público-alvo com mais intensidade, além de compreendê-lo para identificar suas necessidades, problemas e desejos.
As redes sociais são plataformas que possuem um vasto número de usuários e concentram absolutamente os mais variados perfis de consumidores.
Por isso, qualquer tipo e tamanho de empresa consegue encontrar nelas alguém interessado em seus produtos e serviços. A partir disso, fica mais fácil divulgar e vender, de forma rápida e segmentada.
Pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre a importância das redes sociais para os negócios e dar algumas dicas para impulsionar as vendas.
Importância das redes sociais para os negócios
As redes sociais são plataformas que permitem a interação entre seus usuários com pessoas, empresas, instituições e muitos outros órgãos presentes na sociedade.
Por meio delas, as pessoas compartilham seus interesses e são influenciadas em seu comportamento nos mais diferentes aspectos. Isso inclui sua decisão de compra e no tipo de produto ou serviço que as pessoas adquirem.
Isso acontece porque, principalmente, em plataformas como Facebook, Instagram e YouTube, existe uma vasta quantidade de organizações, como uma empresa de comunicação visual.
Pelo fato de a presença das marcas influenciar o consumo dos usuários, é necessário que elas marquem presença nesses canais. Além disso, as redes sociais são importantes pois:
Aumentam a visibilidade
Por meio dos conteúdos, as marcas conseguem impactar milhares de pessoas ao mesmo tempo, de maneira rápida e segmentada.
Isso porque essas plataformas permitem a personalização do público conforme sua localização, idade, etc.
Aumento das vendas
Pelo fato de se tornar mais visível e atrair mais pessoas, o número de vendas aumenta. É uma consequência natural, porque o público já está acostumado a solicitar orçamentos on-line e comprar pela internet.
As vendas não se limitam apenas a produtos físicos, mas também serviços, como os oferecidos por uma produtora de vídeo institucional. Ou seja, independentemente do segmento da marca, é possível vender pelas redes sociais.
Maior aproximação
As redes sociais permitem que as empresas se aproximem do público e participem de seu dia a dia. Com isso, elas conseguem conhecer suas particularidades, identificando suas necessidades, hábitos e desejos.
Com isso, a marca consegue descobrir quais características daquilo que vendem atende melhor às necessidades de seu público.
Essas informações também podem ser usadas para adequar as estratégias de conteúdo e tornar a plataforma mais favorável para vendas.
Dicas para vender mais pelas redes sociais
Apesar de serem canais que ajudam a vender facilmente, existem algumas estratégias que ajudam a impulsionar as vendas e a aumentar consideravelmente seu número.
Dentre elas temos:
1 – Facebook
Para impulsionar as vendas pelo Facebook, desde empresas de manutenção industrial até os mais variados nichos de mercado, podem se valer de ações variadas. Por exemplo:
Criar uma fanpage
O Facebook é a rede social como o maior número de usuários no mundo, e o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países que utilizam essa plataforma.
Portanto, para começar a vender nessa rede sociais, é indispensável ter um perfil, para que a marca e seus produtos viralize mais rapidamente.
Promover conteúdos compartilháveis
Mais do que ter um grande número de curtidas, é necessário promover conteúdos interessantes e engajadores. É isso o que vai atrair mais pessoas e levá-las para o site de vendas.
Uma boa dica para isso é, a cada duas postagens com promoções e divulgação de produtos, investir em um conteúdo que vise informar e interagir.
Para isso, uma clínica de psicologia, por exemplo, pode publicar:
- Imagens com frases motivacionais;
- Dicas de como usar o produto;
- Novidades do mercado;
- Publicações institucionais.
Chatbots e respostas automáticas
Pelo Facebook, é possível interagir com os consumidores 24 horas por dia, nos sete dias da semana, prestando um bom atendimento.
Os chatbots conseguem simular uma conversa e responder às principais dúvidas dos clientes.
Já o Messenger, por sua vez, consegue enviar respostas automáticas, como horário de atendimento.
Facebook Ads
O Facebook Ads impulsiona as publicações por meio de anúncios pagos. As campanhas são segmentadas com base em informações como idade, gênero, interesse, etc., de acordo com o que a empresa pode investir.
Isso possibilita alcançar um público maior, direcionando mais usuários para o site de vendas.
2 – Instagram
O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil e, assim como o Facebook, é indispensável para qualquer tipo de negócio, inclusive um escritório de diagnóstico empresarial.
Para trabalhar com ele, algumas dicas são:
Usar imagens de boa qualidade
Já dizia o ditado que “uma imagem vale mais que mil palavras”, e este é o lema do Instagram. Por ser voltado à publicação de fotografias, é importante que a empresa saiba usar esse recurso a seu favor.
Para isso, é importante capturar cenas exclusivas, reações espontâneas e momentos de descontração da empresa.
Uma dica é publicar fotos dos bastidores, fabricação dos produtos e até eventos, caso sejam realizados.
É por meio das imagens que a marca vai despertar o desejo do consumidor e fazê-lo enxergar que ela é a melhor opção.
Usar o stories
Esta é uma excelente ferramenta que permite inserir o usuário no universo da empresa. Por meio dele, é possível investir em boas estratégias do marketing digital, como o storytelling.
Além disso, é possível que empresas importadoras, por exemplo, destaquem momentos que realmente a representam, além da possibilidade de criar enquetes e despertar a curiosidade do público.
Utilizar a ferramenta shopping
Esta é uma das últimas ferramentas lançadas pelo Instagram, e que tem sido utilizada por empresas dos mais variados segmentos.
Para isso, a plataforma disponibilizou tags para fotos de contas comerciais, que são etiquetas que marcam os produtos com preços e links, direcionando o usuário para o site da loja.
Além de ajudar a aumentar as vendas, possibilita que as marcas saibam o que e como suas concorrentes estão vendendo.
Usar as hashtags
As hashtags são importantes para destacar produtos e aumentar a sua visualização no Instagram.
Assim, se uma pessoa procurar na plataforma por empresa de dedetização, por exemplo, ela encontrará diferentes postagens com aquilo que procura.
3 – YouTube
Já, para impulsionar as vendas pela maior plataforma de vídeos do mundo, algumas dicas importantes são:
Planejar os vídeos
Dedicar-se à produção de vídeos é uma tarefa importante para qualquer empresa. Por isso, além de criar o canal, é necessário planejar as pautas que serão abordadas, tais como:
- Palestras;
- Tutoriais;
- Apresentação de produtos;
- História da marca;
- Dicas.
Roteirizar o que será divulgado
Assim como um texto escrito, os vídeos também precisam seguir um roteiro que tenha começo, meio e fim.
Essa ordem cronológica é importante para abordar qualquer assunto, seja de uma empresa de consultoria ambiental ou uma loja de roupa.
Otimizar palavras-chave
É importante saber escolher as palavras que serão utilizadas no título e nas descrições dos vídeos. Uma dica para isso é usar o planejador de palavras-chave do Google, assim é possível entender quais as que estão em alta no seu nicho de atuação.
Isso é importante, porque quando os usuários fizerem uma pesquisa no YouTube, os vídeos da empresa aparecerão nos resultados de busca.
Integrar o YouTube a outras plataformas
É importante integrar o canal do YouTube às outras plataformas usadas pela empresa, como Facebook, site institucional, blog, etc.
Dessa forma, fica mais fácil divulgar os vídeos e aumentar o número de visualizações do seu canal.
Fazer parcerias com outros canais
É importante convidar outros canais que tenham uma temática parecida para parcerias.
Dessa forma, os vídeos podem se complementar, o que enriquece os materiais produzidos e aumenta a visibilidade.
Conclusão
As redes sociais são parte importante das estratégias em marketing digital de qualquer empresa, e ajudam a aumentar as vendas.
Elas influenciam o comportamento do consumidor que está em contato constante com as marcas.
Portanto, para não perder oportunidades e fechar bons negócios, é indispensável fazer uso das melhores estratégias envolvendo plataformas como Facebook, Instagram e YouTube.
Dessa forma, a marca ganha mais visibilidade e as vendas aumentam como uma consequência da conquista de novos seguidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.