Trabalhar com bons parceiros é a receita para o sucesso. Afinal, as parcerias, muitas vezes, permitem uma visão mais ampla do negócio, alcançando um patamar mais elevado, seja para uma consultoria contábil ou uma empresa de outro ramo.

Inclusive, administrar um negócio sozinho pode ser muito desgastante, principalmente quando ele começa a tomar proporções maiores e a carga de responsabilidades aumenta consideravelmente.

A expansão pode se dar de diversas maneiras, seja por um investimento externo de alto valor, um aumento na carga de trabalho ou até mesmo uma exigência da lei, enquadrando sua empresa em um outro nível de produção.

Nestes casos, contar com uma pessoa que possa ajudá-lo é muito importante, por isso a escolha certa é fundamental. Isso porque ele pode ajudar a sua empresa de gestão empresarial, por exemplo, colocando-a em patamares ainda mais altos.

Entretanto, é preciso ter em mente que nem todos são feitos para serem excelentes parceiros de negócios. Da mesma maneira que você pode conquistar muito mais sucesso com suas ações com um bom colaborador, é possível perder muito com o parceiro errado.

 

A necessidade de contar com um parceiro de qualidade

Para evitar uma série de conflitos e problemas no futuro de sua companhia, é importante que você saiba escolher com qualidade quem administrará o negócio em sua parceria. O parceiro correto saberá suas responsabilidades e, dificilmente, trará problemas para você.

Existem alguns pontos muito importantes para qualquer pessoa que deseja se tornar parceiro de negócios de sua empresa. Você deve procurar estas qualidades e identificar o potencial de seu futuro parceiro para alcançar bons resultados.

É preciso ter em mente, entretanto, que estes pontos são um guia para você identificar pessoas, e dificilmente um parceiro terá todos os itens da lista. 

Pensando exatamente nisso, você deve identificar aqueles que são mais importantes para sua estrutura de, por exemplo, serviços de contabilidade em geral, tecnologia, gestão, entre outras frentes como um todo.

Além disso, cada pessoa é única, e você precisa ter alguém que complete suas fraquezas e esteja disposto a lutar para alcançar um bom reconhecimento e uma estrutura de trabalho de qualidade, garantindo que você terá muito mais ações ao longo de sua jornada.

Procurar um parceiro de negócios não é muito diferente de procurar um parceiro de relacionamento, uma vez que você passará muito tempo com esta pessoa e ela precisa ter um pensamento similar ao seu para evitar atritos e problemas.

Isso não impedirá divergências de acontecerem, e muitas vezes não há nada que possa ser feito. Mas quando ambos estão dispostos a lutar pela qualidade e pela evolução da empresa de terceirização de RH, por exemplo ou de outro ramo, tudo pode ficar positivo.

 

Escolhendo um bom parceiro de negócios

Para que você consiga tomar uma decisão mais acertada quando for incluir alguém em sua empresa, principalmente em um cargo de valor similar, é preciso que esta pessoa tenha alguns pontos importantes para trabalhar com mais qualidade em suas ações.

Por isso, e também para facilitar esse processo, listamos alguns dos pontos essenciais que seu parceiro de negócio deve ter, são eles:

 

Paixão pelo negócio

A paixão é um catalisador importante para alavancar uma parceria de sucesso. Quando você procura um parceiro, é importante que ele tenha real interesse pelas atividades da empresa, que vista a camisa e queira buscar resultados.

Algumas pessoas se sentem intimidadas ou forçadas a trabalhar em algumas empresas, ainda que em um cargo importante como o de parceiro. É o caso de muitos familiares, que se veem obrigados a trabalhar para ajudar a pessoa em questão.

Quando um momento difícil ou de decisões importantes chegar, esta pessoa dificilmente estará preparada para lidar com a atividade, e menos ainda com as consequências desse tipo de ação.

Entretanto, quando você encontra alguém apaixonado, essa pessoa fará tudo a seu alcance para conseguir um resultado efetivo. Ela estudará e pesquisará alternativas para seu sistema de gestão de ativos, e quando chegar a hora da decisão, não haverá hesitação.

Lembre-se, em qualquer empresa, o tempo é um dos bens mais valiosos para o mercado, tanto quanto o capital. Por isso, as tarefas devem respeitar os cronogramas para que seus objetivos sejam concluídos.

Uma pessoa apaixonada buscará melhorar ainda mais esse tempo, identificando a força do crescimento para essa atividade, e garantindo assim resultados mais intensos para trabalhar efetivamente.

Quando você fundou a empresa, estava apaixonado por ela e pelo que ela poderia oferecer, certo? A idealização de sua companhia deve se tornar um sonho compartilhado, que o parceiro buscará tornar uma prioridade e dar a atenção adequada para todas as ações.

 

Visões similares

Trabalhar em conjunto é um processo complicado. A visão é individual, e muitas vezes não baterá com a de seu parceiro. Por isso, é importante que essa pessoa tenha uma visão similar a sua sobre soluções audiovisuais, gestão, tecnologia e outros pontos.

Dessa maneira, você consegue atingir seus objetivos de forma mais estratégica, com um pensamento que se mantém no propósito inicial estabelecido por ambos, principalmente para conseguir os resultados desejados.

É importante ter em mente que você nunca terá um parceiro que concorda completamente com você. As divergências surgirão – e isso é normal, principalmente para que o diálogo se amplie e novas visões sejam abordadas.

Entretanto, uma pessoa que pensa completamente diferente de você não conseguirá trabalhar com efetividade, atrapalhando também sua parte do processo, uma vez que vocês passarão mais tempo discutindo do que produzindo.

Quando a visão é compartilhada, o compromisso com o crescimento também é, o que garante que todos os envolvidos estão buscando resultados importantes para suas ações e tentando compreender como você pode trabalhar esse tipo de material.

Para conseguir encontrar a pessoa ideal, tente partilhar o máximo possível sua visão e seus valores com potenciais parceiros, identificando aqueles que mais se alinham com esse tipo de pensamento.

Lembre-se, trabalhe de uma forma que ambos concordem com o que será feito, seja uma terceirização de TI, uma nova contratação, um fechamento de parceria, entre outras frentes que envolvam a empresa.

 

Networking

O mercado é altamente dependente de redes de contatos. Para que você consiga trabalhar efetivamente com sua empresa, é preciso que você frequente eventos e outras situações nas quais possa se apresentar e apresentar sua companhia.

Dessa maneira, você cria uma rede de contatos que pode ser muito útil, tanto para vender quanto para fazer outras etapas de sua estratégia de negócios. Conhecer pessoas significa conhecer a forma como o mercado se movimenta.

Por isso, quando estiver buscando um parceiro para suas atividades, é muito importante que você consiga trabalhar esse tipo de recurso de maneira mais efetiva, buscando alguém experiente e que tenha sua própria networking.

Assim, ele pode suprir necessidades que você possua, como:

  • Conhecer fornecedores mais em conta;
  • Trabalhar com praças especializadas;
  • Conquistar melhorias no processo logístico;
  • Ter contatos com a imprensa.

Qualquer área que você não domine e seu parceiro tenha contatos relevantes pode se tornar importante, seja para aprimorar o seu suporte de informática para empresas ou, até mesmo, para que a companhia se torne mais conhecida.

Fazer todo este processo sozinho pode ser bastante danoso, principalmente por conta do tempo que as ações demoram para acontecer. Quando você encontra um bom parceiro, ambos acabam se beneficiando bastante com este processo.

 

Experiência de mercado

A experiência é uma excelente maneira de diminuir sua chance de falhar, e é um atributo muito desejado para qualquer parceiro que você esteja planejando fazer negócios, principalmente se você ainda não possui muita experiência.

Entrar no mercado como empreendedor pode ser muito desgastante, ainda mais se você não sabe o que fazer e como fazer. Quando um parceiro tem conhecimento da área, você consegue minimizar riscos e evitar o desperdício com gastos desnecessários.

Um parceiro que consegue entender e planejar seu negócio não o deixa na mão, ajudando-o a enfrentar qualquer desafio que se apresente e fornecendo soluções importantes para suas ações.

 

Criatividade

O mercado está cada vez mais concorrido, em grande parte por conta da facilitação do processo de abertura de empresas. Por isso, quando você consegue se destacar no mercado, acaba aumentando sua reputação e melhorando seu posicionamento.

Um parceiro deve ser uma figura que soma a sua empresa, que traz inovação e ideias que podem mudar a forma como vocês trabalham. Esse tipo de atitude é muito importante para posicionar melhor sua empresa no mercado e fazer seu empreendimento prosperar.

 

Considerações finais

Firmar uma parceria é um processo mais comum do que se imagina, e por isso é importante que você saiba o tipo de parceiro que está buscando para iniciar esse processo em seu negócio, garantindo qualidade e transparência na atividade.

A honestidade é um traço muito valioso em qualquer parceria, por isso você deve ser tão transparente e confiável quanto puder, garantindo que o interesse não partirá só de você.

Conquistar a confiança de um parceiro é um passo muito importante para firmar esse tipo de acordo, e você precisa ter em mente que é a base de uma sólida aliança para o crescimento de sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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