Como o design e a comunicação visual podem ajudar sua agência de viagens?
Falar de design e comunicação visual é imprescindível para qualquer empresa que deseja sobreviver no mercado atual. Afinal, estes são os principais pontos para que as pessoas conheçam seu trabalho e quem você é.
Uma empresa sem uma boa identidade visual pode ser facilmente esquecida, enquanto uma com comunicação visual forte ficará na mente dos consumidores, tornando-os potenciais clientes sempre que desejarem um produto ou serviço oferecido.
A comunicação visual é qualquer forma de se comunicar usando elementos visuais. Isso inclui:
- Campanhas de audiovisual;
- Material gráfico;
- Imagens;
- Outros recursos visuais.
Qualquer interação que se desenvolva além das palavras e utilize recursos visuais está incluído nesse tipo de comunicação. Ademais, para que ela tenha uma boa efetividade, é preciso pensar em formas de explorar este conteúdo com qualidade, e por isso é importante pensar em design.
Tendo esses pontos em vista, uma empresa de uniformes, por exemplo, pode conseguir muito mais clientes se tiver uma boa comunicação visual, bem como um design de qualidade, que está ligado diretamente à concretização de ideias e ao desenvolvimento.
Mercado competitivo e estratégias
Em um mercado cada vez mais competitivo, muitas áreas têm se esforçado para buscar bons resultados, esse é o caso das agências de viagem. Isso acontece porque para atrair o público, uma agência deve contar com o componente visual.
Desde imagens e publicidade que atraiam os clientes através de fotos e vídeos de potenciais destinos até a própria identidade visual da empresa, que deve ser atrativa e convidativa.
Para que todos os pontos caminhem da maneira correta, uma empresa do ramo pode apostar em várias frente, por exemplo, a utilização de display para banner, flyers, folders e outras ferramentas de comunicação.
Ademais, criar uma identidade visual é um processo complexo e trabalhoso, mas é importante para obter bons resultados. Isso porque as cores e símbolos representarão sua empresa e tornarão muito mais fácil a identificação por clientes interessados.
Entretanto, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes, principalmente, no que diz respeito a criação de um logo. É preciso contar com apoio profissional para conseguir ter um processo de qualidade, que não prejudique o seu negócio.
Isso porque uma pessoa que não entende de cores e de moldes pode acabar criando algo esteticamente desagradável ou acabar usando cores de outra empresa, o que pode ser um problema no futuro.
Por isso, é importante criar todo o conteúdo visual de sua empresa buscando um bom profissional que saiba o que está fazendo, bem como crie ótima peças desde as etiquetas adesivas personalizadas até a fachada do estabelecimento.
A comunicação visual nas agências de viagem
Viajar é uma experiência incrível. Todos os dias, milhares de pessoas planejam, realizam uma organização e iniciam viagens, que muitas vezes são a concretização de um sonho. Inclusive, existem destinos variados e para todos os gostos.
Desde locais históricos, litorais impressionantes, montanhas e outros elementos naturais, a verdade é que todos se sentem bem e renovados depois de uma quebra de rotina que permite que você recarregue suas energias.
Para que tudo isso aconteça, as pessoas tendem a buscar os serviços de profissionais em que podem confiar, então, uma empresa de viagens pode utilizar adesivos de parede personalizados para garantir que o público consiga assimilar os detalhes da empresa.
Além do ponto citado anteriormente, para que sua empresa receba o reconhecimento e as pessoas saibam de seu trabalho, é fundamental que você consiga se divulgar para o público.
Não adianta ter excelentes preços e promoções, caso as pessoas não consigam chegar até você. Nesse ponto, a comunicação visual e o design são fundamentais para conseguir levar seu nome ao conhecimento do público.
Então, você pode iniciar colocando um banner promocional e cartazes em locais de muito movimento, fazendo com que as pessoas comecem a observar e se acostumar com suas cores e logomarca.
Além disso, uma boa técnica é a de criar folders e revistas com oportunidades de viagens. Dessa forma, o consumidor terá um material para levar e lembrar de você, com uma série de promoções e locais que são de interesse popular, estimulando-os a fazer uma viagem.
A utilização de brindes também é um fator comum. Você pode, por exemplo, fazer uma bolsa térmica personalizada para vender pacotes de praia ou outras viagens do tipo, motivando fortemente os seus clientes.
Quanto mais você puder trabalhar a interação com os clientes, melhor. No caso de agências de turismo digital, é possível apostar em jogos, vídeos e email marketing para conseguir o melhor engajamento possível.
Depois de entender a importância da comunicação visual e do design, listamos algumas dicas para trabalhar a aplicação das estratégias. Confira!
Dicas para aplicar a comunicação visual
Aplicar conceitos de comunicação visual são importantes para você conseguir explorar melhor as possibilidades em sua agência de viagem.
Inclusive, existem diversas formas de aplicar esta ferramenta em suas interações com o público, buscando produzir uma maior efetividade. Entre as formas mais importantes estão as seguintes:
Cuidado com sua identidade visual
Conforme citamos anteriormente, a criação e a manutenção de uma identidade visual é um importante ponto para qualquer empresa que deseja se tornar competitiva no mercado. Quanto mais as pessoas conhecerem suas cores e imagens, mais fácil será a identificação.
Assim, qualquer cliente que esteja pensando em viajar lembrará imediatamente de sua empresa, buscando oportunidades e dicas com uma confiança muito maior. Uma identidade visual fortalecida é um sinal de segurança para os clientes.
Isso porque a marca deve ser uma referência na área para ser bem sucedida. O mercado de agenciamento de viagens depende muito da confiança do cliente, então as experiências anteriores pautam o quanto a empresa é bem vista aos olhos do público.
Uma maneira bem útil de trabalhar a identificação da sua marca com o público-alvo é por meio de brindes, como mochilas personalizadas para brindes, cadernetas, bolsas de praia, óculos personalizados, entre outros bons produtos.
Criando um site ou blog
Uma das melhores maneiras de conseguir público na internet é através da criação de conteúdo. O perfil do cliente é muito mais exigente, uma vez que os avanços da internet permitem que ele rapidamente consiga encontrar soluções para seus problemas.
Neste aspecto, a criação de um site ou um blog para publicar notícias acaba sendo uma maneira de divulgar seu trabalho e fixar sua identidade visual nos consumidores, que ficarão observando suas cores e logos, fixando em suas mentes.
É importante que, ao criar um material para blog ou para seu site, você procure conteúdos interessantes e que atraiam a atenção do público. Dessa forma, pessoas interessadas acabarão por conhecer a empresa e se tornarão novas oportunidades de negócios.
Vale lembrar que ter uma página na internet demanda alguns cuidados. É preciso saber utilizar corretamente todas as ferramentas, principalmente as ligadas ao SEO (Search Engine Optimization), conjunto de ações para melhorar seu ranqueamento..
Normalmente, o cliente encontra entre os primeiros resultados qualquer dúvida que ele possua e, portanto, é importante fazer todas as atividades para que você esteja neste topo de resultados.
Aproveite as redes sociais
Entre as mais importantes ferramentas criadas nos últimos anos, estão as redes sociais. De todo o tempo que um usuário comum passa na internet, a maior parte dela é em uma destas redes.
A interação com outras pessoas e o contato mais próximo fazem das redes sociais grandes aliados de empresas que desejam explorar um mercado mais direto. No caso de agências de viagem, é possível ter uma interação mais próxima com seus consumidores.
Porém, é preciso ter muita atenção na hora de definir em quais redes você pretende se engajar. Isso porque existem diversas opções no mercado, todas com nichos diferenciados. Embora o ideal seja estar no máximo de redes possíveis.
É melhor ter publicações boas e constantes com conteúdo em uma rede da qual você possa se dedicar, do que explorar várias redes de forma rasa, sem muita interação. Quanto mais você puder aproveitar essas plataformas, melhor.
Inclusive, uma forma de trabalhar a identidade visual nas redes sociais é utilizando a mesma fachada com letra caixa que você tem na empresa, dentro das fotos de perfil e capa.
Considerações finais
A comunicação visual e o design são peças-chave para qualquer interação que sua empresa deseje fazer no futuro. São elementos fundamentais para que a marca seja reconhecida e para que as pessoas criem uma identificação maior.
Por isso, é importante pensar em formas de explorar esse conceito em sua agência de viagem, passando mais credibilidade e segurança para seus clientes, incentivando-os a consumir o material que você tem a oferecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.