A tecnologia está cada vez mais presente em nossas rotinas, vivemos conectadas à internet e, enquanto consumidores, pesquisamos e nos informamos sobre produtos e serviços, por isso, a presença digital é o melhor meio para obter bons resultados.

Como a web é tanto um canal de comunicação, quanto o “local” onde o público está, torna-se essencial não só estar ali, mas se fazer presente e saber como se destacar perante tantas opções.

Um desafio que assusta muitos empreendedores é a alta competitividade, mas a questão é que ela só tende a aumentar, então é importante saber lidar com esse fato e trabalhar para garantir o valor agregado de suas soluções, assim como de suas estratégias de marketing.

E não fomos prolixos nessa colocação. Em exemplo prático, é preciso entender que frente ao novo perfil de consumidor, um fornecedor de papel toalha não vende apenas o produto, no caso o papel toalha. 

A comercialização é sobre ele, a identidade da marca, o atendimento prestado, abrangendo toda a experiência do cliente.

Essa visão é um fato que sinaliza as novas tendências do mercado, e as marcas multimilionárias já perceberam isso, trabalhando ativamente em sua presença digital, seu posicionamento, qualidade, valor e relacionamento com o cliente.  

Não é por acaso que as empresas de automação industrial têm ganhado tanto espaço no mercado, oferecendo soluções para otimizar processos que potencializam a qualidade de organizações empresariais e comerciais.

Mas infelizmente, muitos empreendedores, principalmente os mais antigos, ainda se mantêm relutantes a esse fato, reclamando das crises econômicas, sem mudar seu foco da venda para o cliente. 

Essa consciência e atenção, tem trazido bons resultados para uma agência de eventos SP, por exemplo, que investe em estratégias para seu posicionamento assertivo, então aproveite para aprender com o que está funcionando.

Abordamos nesse conteúdo a importância da presença digital para um negócio, além de 5 dicas sobre como melhorá-la. 

Presença digital e sua importância 

Contar com uma boa presença digital significa a expansão do número de clientes e da abrangência do mercado, o aumento das vendas, e do ROI (Retorno sobre o Investimento), entre tantas outras vantagens competitivas.

Na verdade, perceba como o meio digital é como uma nova “praça”, em referência ao conceito do Mix de Marketing ou 4P’s do Marketing:

  • Praça;
  • Produto;
  • Preço;
  • Promoção.

Não restrito somente ao ambiente, o fato de uma empresa de transporte fretado para empresas, por exemplo, assegurar um posicionamento adequado e positivo, também se relaciona com os demais fatores.

Ou seja, quando uma marca que não pode ser encontrada na internet, está perdendo todas as suas possibilidades de sucesso.

No entanto, é importante saber que esse sucesso demanda investimento, estratégia, empenho e tempo, afinal, existem muitas formas de trabalhar por ele, mas é necessário realmente ter foco e esforço.

Para auxiliar na construção de um planejamento cuidadoso, elaborado com estratégias bem embasadas, confira as dicas a seguir. 

Independentemente do porte ou segmento do seu negócio, sejam empresas de contabilidade, grandes fabricantes ou distribuidores, ou de serviços médicos e de saúde, entre tantas outras possibilidades, essas dicas serão valiosas.

Dicas para melhorar sua presença digital 

Confira nossas 5 dicas para assegurar uma boa gestão de presença digital do seu negócio, tornando os demais esforços de marketing mais produtivos:

  1. Defina o público-alvo 

O público deve ser cuidadosamente segmentado, de acordo com o perfil, ou perfis, de consumidores aos quais as soluções de sua empresa são direcionados, ou seja, seu público-alvo.

É necessário que as ações sejam direcionadas especificamente a ele, às suas dúvidas e dificuldades, com o objetivo de atrair, engajar e aumentar suas vendas.

Uma boa presença digital é resultado de um diálogo muito direto, em que um fabricante de etiquetas adesivas usa uma linguagem humanizada e bilateral, que realmente traz soluções, e não propagandas.

Nesse exemplo vale ainda o cuidado de garantir que todos esses esforços estão focados nos clientes em potencial. Para desenvolver esse relacionamento, é preciso conhecer com quem se está falando, mantendo a espontaneidade sempre, e a estratégia começa por aqui.

Desenvolva personas para sua empresa a partir de pesquisas detalhadas sobre quem são esses reais consumidores. 

Uma persona é uma personificação fictícia, mas detalhada, do cliente ideal, o que inclui pontos como nome, idade, profissão, interesses, hábitos, dores e sonhos.

 

  1. Planeje cada passo, e siga-os

O bom posicionamento não ocorre por acaso, e é essencial ter um planejamento eficiente, com metas bem definidas e direcionamentos embasados para seguir. 

Não existe presença digital sem frequência de postagens, e questões como horários, qualidade do conteúdo e investimento necessário, precisam ser previamente pensados, ou provavelmente haverá muito desperdício de recursos em todo o processo.

Crie cronogramas, orçamentos, métricas e indicadores de desempenho, para que ao colocar em prática, os resultados possam ser mensurados, trazendo mais informações para estratégias futuras ainda mais assertivas.

Outro ponto-chave é a identidade de uma marca, ou Branding: uma empresa terceirizada de limpeza precisa relacionar sua imagem ao tipo de solução oferecida. 

É preciso saber e estruturar a imagem a ser transmitida aos consumidores, e para isso aconselhamos investir na gestão da sua marca, ou Brand Management, para quem prefere o termo em inglês.

Atente-se no design, cores e fontes unificadas, ou seja, na identidade visual forte em todas as plataformas, de uma forma que seja fácil identificar sua marca.

 

  1. Utilize os canais de comunicação corretos

O planejamento estratégico compreende também utilizar os canais certos para falar com seu público. Ao conhecê-lo bem saberá quais são os meios corretos e onde encontrá-los: Instagram, YouTube, Facebook, LinkedIn, entre outras possibilidades de redes sociais.

Além delas, contar com um bom blog e um site próprio é a melhor forma de garantir a presença digital. Um website é um reflexo da empresa nesse meio online.

Não é preciso estar em todas as redes sociais ou todos os canais, mas é importante integrar as ações, de forma que:  

  • O site apresente a empresa e suas soluções;
  • O blog atraia leads pelos mecanismos de busca, organicamente;
  • As redes sociais aproximem a marca de seus clientes;
  • Os emails marketing divulguem e chamem a atenção.

Outra ideia é investir em estratégias de comunicação rápida, como o SMS marketing, para atrair fluxo para seus canais.

 

  1. Seja referência no seu segmento

Para isso é fundamental produzir conteúdos de alta qualidade e relevância, atualizados, únicos e úteis, em todos os canais escolhidos.

Nesse ponto vale frisar que a presença digital assertiva depende dessa interação, assim como do compartilhamento de notícias e informações confiáveis.

Procure por assuntos inéditos, aproveite datas comemorativas, filmes do momento, acontecimentos importantes, ou mesmo gírias e memes, para desenvolver essa autoridade. 

 

  1. Invista em marketing de conteúdo

Na verdade, busque se informar sobre o máximo de ferramentas do Inbound Marketing, o marketing desenvolvido para atrair clientes. Perceba que citamos os conteúdos nas demais dicas, mas devido ao seu papel central, achamos importante destacá-lo aqui.

Uma boa empresa de automação de residenciais deve investir, por exemplo, em conteúdos voltados para a decoração, conforto e praticidade.

O marketing de conteúdo educa o consumidor, mostrando a necessidade de um determinado produto ou serviço, ao trazer um problema, gerar sua descoberta, consideração de soluções, levando até o fechamento da venda, acompanhando toda a jornada de compra.

Invista em SEO (Search Engine Optimization), ou seja, nas estratégias de otimização de páginas e conteúdos para mecanismos de busca, como o Google.

Outra dica é construir bons mailings, listas de contatos para a comunicação direta com seus potenciais clientes, nutrindo seus leads até que eles cheguem no melhor momento de compra.

Considerações finais

Falar sobre presença digital já não é mais novidade entre as tendências do mercado, uma vez que ela já é uma exigência para os bons resultados.

O marketing digital é o maior aliado das empresas nesse momento, ao propiciar o aumento na visibilidade da marca, assim como seu posicionamento em mecanismos buscadores.

Faça o seu negócio presente na web, seja ativo e frequente em redes sociais e demais plataformas, e garanta sua competitividade no mercado.

São milhares de brasileiros buscando soluções para seus problemas na internet, desde os mais simples aos mais complexos, e sem a presença e autoridade, nenhuma empresa consegue sobreviver por muito tempo.

Mas caso o seu empreendimento ainda não esteja ali, saiba que essa situação pode ser revertida. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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