Humanizar a imagem da sua agência é um trabalho importante, o novo modelo de mercado exige empresas cada dia mais humanizadas, e não é diferente no turismo por isso, empreendedores, gestores e, principalmente, profissionais de marketing precisam entender muito bem esse assunto.

Ter uma marca humanizada traz muitos benefícios. O consumidor moderno não se sente bem interagindo com empresas robotizadas. O que as caracteriza dessa forma é a burocracia, bem como oferecer um serviço frio e impessoal, então e importante que entenda como deve ser essa humanização. 

O cliente prefere lidar com marcas próximas, que passem confiança e que se apresentem de forma amigável. São organizações que demonstram preocupação com as necessidades, problemas e objetivos das pessoas.

Essas características devem ser consideradas na gestão de marca da sua agência, para que continue atraindo novos clientes e entregue melhoria para clientes ativos. 

Para se ter uma ideia da importância desse trabalho, segundo uma pesquisa realizada em 2020, 25% das empresas correm o risco de perder 1% de sua receita anual, caso não respondam aos problemas sociais e eventos importantes para seus clientes.

Analisando por essa perspectiva, não fica difícil entender a necessidade de humanizar uma marca, além do que sua agência deve considerar para fazer isso. É exatamente sobre este assunto que vamos falar aqui, então, se você tem dúvidas, leia nosso artigo até o final.

O que é marketing humanizado?

Para qualquer agência de viagens, é importante se aproximar dos clientes e assim trabalhar a imagem da marca. Uma forma de fazer isso é investir em marketing humanizado.

Trata-se da humanização dos processos da companhia para que ela possa se conectar com seus clientes. Se tornou tendência a partir do momento em que as empresas perceberam a importância de humanizar seus processos.

Com o crescimento do Marketing Digital, essa necessidade se fortaleceu, tendo em vista também que as pessoas expressam o que elas buscam nas organizações.

O consumidor moderno não quer apenas comprar um produto de qualidade, mas ter uma boa experiência desde o primeiro contato com um distribuidor de etiqueta adesiva, por exemplo, até o momento da compra, por isso a importancia de ser humanizado.

Esse trabalho depende de um bom relacionamento com o consumidor durante todas as etapas do funil de vendas, por meio da criação de conteúdos com foco em suas necessidades.

Não existe uma única fórmula de implantar o marketing humanizado, então, cada empresa pode fazer do seu jeito, desde que se baseie na emoção, na empatia e na ética.

Um exemplo disso é o atendimento personalizado que sua agência de viagens pode oferecer, que influencia de maneira positiva na decisão de compra.

Um fator que respalda essa afirmação é que 61% dos clientes afirmam que esse tipo de atendimento, independentemente do canal, é importante para eles.

As empresas humanizadas possuem algumas características em comum que determinam seu sucesso, então, vamos falar um pouco sobre elas a seguir. Acompanhe!

Características marcantes das empresas humanizadas

As companhias que investem em marketing personalizado, como um promotor para eventos, desenvolvem características que as destacam.

Uma delas é a responsabilidade social, relacionada ao compromisso que a empresa assume diante de seus colaboradores, clientes e da sociedade como um todo.

Exemplos disso são aquelas que escolhem processos que não afetam o meio ambiente ou que garantem boas condições de trabalho para seus funcionários.

Ações sustentáveis são notadas pelas pessoas, inclusive, a maioria está disposta a pagar mais por um produto ou serviço proveniente de uma organização responsável sustentavelmente.

Acessibilidade, ou seja, a marca deixa de lado a burocracia e a inacessibilidade e passa a adotar métodos contínuos e afetivos, bem como consegue se mostrar atenta às opiniões dos consumidores.

Assim, uma agência de stands, por exemplo, também passa a responder satisfatoriamente aos seus clientes, resolve rapidamente seus problemas e elimina obstáculos na hora de atender suas solicitações.

Mas, como fazer isso ?

Uma forma de fazer isso é adotar vários canais digitais por isso é imprensindivél que crie seu site diponibilize aplicativos de mensagens instantâneas, e-mail e telefone.

São empresas que mantêm uma comunicação constante com seus clientes e com o público em geral. Dessa forma, ela constrói sua autoridade no que faz, tornando-se mais próxima e transparente.

A comunicação é natural e educativa, e não persuasiva ou intrusiva, pensando simplesmente em vender e aumentar sua carteira de clientes.

No caso de uma agência de viagens, suas metodologias são sustentáveis, com vistas a gerar oportunidades de negócio, mas também informar, educar e entregar valor ao mercado e aos clientes.

Por fim, elas prezam por um contato personalizado com os clientes, que de fato entenda suas necessidades e resolva seus problemas.

Agora que você já sabe quais são as características de uma empresa humanizada, como um escritório de serviços de contabilidade em geral, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para trabalhar esse marketing na sua agência.

Dicas para humanizar sua agência de viagens

Humanizar a sua empresa é um processo de branding, portanto, várias ações e pontos de atenção são considerados.

O marketing humanizado deve ser parte da cultura organizacional e completá-lo naturalmente, no entanto, é necessário investir em algumas estratégias para que ele aconteça.

E dentre as melhores ações para isso, temos:

Adotar um estilo próprio

Humanizar uma marca é dar a ela uma personalidade pela qual ela será identificada, e que a diferencia das demais. Daí a necessidade de criar um estilo próprio para a sua agência. Isso está relacionado ao tom de voz e outras temáticas.  

É dessa maneira que uma empresa de, por exemplo, desenho e melhoria de processos se faz única e se torna reconhecida como uma organização que pode ser procurada em diversas situações, como quando o cliente precisa de uma informação.

Investir em storytelling

O storytelling é uma ótima estratégia para humanizar a marca, visto que traz uma narrativa envolvente com recursos reais.

Sua agência pode fazer vídeos contando como cada pacote de viagens é preparado, todo o carinho e cuidado empregados na hora de criar um roteiro, ou ainda contar um pouco sobre sua história.

São materiais que fazem com que os clientes se sintam próximos da empresa e que a posicionam como amiga do consumidor. Contar histórias significa inspirar pessoas e provocar suas emoções.

Engajar o público

As mídias sociais mudaram de modo geral, é muito importante que desde de  fornecedores de brindes corporativos, por exemplo até o agencias de turismo interajam com seus clientes e facilitaram o compartilhamento de diversos tipos de conteúdo, como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Áudios.

Só que também é importante se atentar ao que as pessoas falam da sua agência e responder os comentários e sugestões. Por exemplo, no Facebook, ao invés de apenas curtir o comentário, responda-o de maneira personalizada.

Os comentários são perfeitos para se relacionar com os clientes de forma humanizada, seja para responder uma pergunta ou apenas para interagir descontraidamente.

Essa estratégia não serve apenas para os pequenos negócios, inclusive, vemos muitas empresas famosas no mundo todo interagindo com seus clientes.

Investir em marketing não invasivo

Estratégias de marketing não invasivas são aquelas que mostram que sua agência não quer apenas vender, como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Por meio delas, sua empresa consegue estabelecer uma relação sólida com os clientes, ajudando-os a resolver um problema ou esclarecendo suas dúvidas. No médio e longo prazo, as taxas de conversão melhoram.

Ademais, todos os materiais criados são adaptados às características da persona, o que os personaliza para o público da sua agência.

Mostrar a equipe de trabalho

Quando o cliente liga para uma empresa de call center SP, por exemplo, ele fala com pessoas, e quando ela mostra sua equipe de trabalho, gera confiança, aproximação e projeta uma imagem humana importante para a organização.

É interessante identificar o nome dos colaboradores da sua agência para que o consumidor veja que está lidando com pessoas como ele. Uma forma de fazer isso é gravar vídeos de entrevistas com seus funcionários e mostrar a maneira como eles interagem.

Identificar valores a serem mudados

Sua agência, assim como uma empresa de seguros de autos, deve ser humanizada de dentro para fora. Uma boa forma de fazer isso é se conectar com seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho agradável.

Com isso, a equipe se sente mais motivada e percebe que tem um líder presente. As pessoas sabem que têm alguém com quem podem contar. Assim, a humanização da agência começa de dentro para fora, o que destaca seus valores.

Conclusão

Ser uma empresa humanizada significa reunir características que lhe permitam lidar com pessoas. Isso é importante porque sua agência vende um produto que muitas vezes representa o sonho de alguém.

Nada melhor do que encontrar um time empático, que entenda suas necessidades e entregue uma solução adequada. Uma agência de viagens humanizada é capaz disso e muito mais.

Neste artigo, você aprendeu a importância desse trabalho e como colocá-lo em prática. Com o tempo, você vai conquistar ótimos resultados e garantir a satisfação dos seus clientes.

 

 

Muito obrigada por chegar até aqui!

Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.

Ah! Segue a gente lá no Instagram para não perder nosso conteúdo em Moblix.com 

Por hoje é isso gente, até a próxima! 🚀

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply