Delta Air Lines acaba de anunciar um acordo de compra de 20% de participação da LATAM Airlines Group (o que inclui a LATAM Chile, LATAM Brasil e todas as demais subsidiárias) por 1,9 bilhão de dólares. É o maior investimento da Delta desde a sua fusão com a Northwest Airlines há uma década.

Delta não espera obstáculos regulatórios nessa investimento na LATAM, onde terá representação no conselho de administração. O plano prevê crescimento para ambas as companhias, que atualmente se sobrepõem em apenas uma rota, disse o CEO da empresa, Ed Bastian, à Reuters. “Eu acho que é um ótimo encaixe”, complementou.

A companhia, com sede em Atlanta, e que faz parte da SkyTeam, espera que o acordo com a LATAM gere ganhos agressivos por ação nos próximos dois anos e adicione US$1 bilhão em crescimento de receita em cinco anos.

A Delta também fornecerá à LATAM um valor adicional de US$350 milhões para ajudar na transição de saída da oneworld e integração à rede da Delta. As duas companhias podem iniciar acordos de codeshare antes de receberem aprovação governamental, regulatória e antitruste para uma parceria maior – um processo que deve levar entre 12 e 24 meses.

Como parte do acordo, a Delta também vai adquirir quatro aeronaves A350 da LATAM e assumirá o compromisso de compra da companhia de outros dez A350 a serem entregues entre 2020 e 2025 por uma quantia não revelada.

A companhia também está negociando uma participação de 10% na Alitalia, que será mantido independente desse acordo com a LATAM, que a Delta começou a estudar cerca de três meses atrás. A Delta também possui participações no Grupo Aeromexico, Air France KLM, China Eastern, GOL, Virgin Atlantic e Korean Air.

Enrique Cueto Plaza, CEO da LATAM, disse que “a aliança com a Delta fortalece nossa empresa e aprimora nossa liderança na América Latina, fornecendo a melhor conectividade por meio de nossas redes de rotas altamente complementares (…) estamos ansiosos para trabalhar ao lado de uma das melhores companhias aéreas do mundo para aprimorar a experiência de viagem de nossos passageiros”.

Participação na GOL

Segundo a CNBC, a Delta planeja abrir mão da sua participação na GOL, concorrente direta da LATAM no mercado doméstico brasileiro. A companhia detém atualmente 9% de participação da GOL.

Neste momento, os ADRs (American Depositary Receipt) da GOL estão desabando no after market da bolsa de Nova York. Os recibos de ações da LATAM registram ganhos de mais de 40%.

Com informações Reuters, CNBC.

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