Millennials e Geração Z Redefinem as Viagens em 2025: Novas Tendências Espontâneas Moldam o Turismo ao Redor do Mundo

À medida que 2024 chega ao fim, fica claro que o mundo das viagens passou por várias mudanças, com tendências que surgiram e desapareceram ao longo do ano. Pensando no futuro, a Contiki (empresa global de turismo especializada em viagens para jovens adultos de 18 a 35 anos) divulgou seu relatório anual Voice of a Generation, no qual entrevistou mais de 1.000 americanos de 18 a 35 anos para entender os comportamentos e motivações que vão influenciar o turismo em 2025. O estudo revela que os millennials e a Geração Z são, sem dúvida, “gerações voltadas para viagens”, dispostas a fazer sacrifícios para viajar mais.

“Essas gerações são criativas e determinadas na hora de financiar suas viagens. Mais da metade dos jovens já voltou a morar com os pais ou estaria disposta a fazer isso para economizar dinheiro e investir nas suas férias”, afirmou o relatório.

Com o olhar voltado para 2025, o estudo destaca algumas das principais tendências que irão moldar o turismo no próximo ano.

Férias em primeiro lugar

O estudo apontou que, embora a carreira ainda seja uma prioridade para os jovens americanos — com 54% deles tentando equilibrar trabalho e viagem —, cada vez mais profissionais estão colocando as viagens à frente da carreira.

“Um terço dos jovens profissionais (33%) afirmou que viajar é mais importante do que avançar na carreira, e 56% disseram que trocariam um aumento salarial por mais dias de folga remunerados para viajar”, revelou o relatório.

Além disso, a falta de tempo livre (PTO) foi identificada como o segundo maior obstáculo para essa geração ao planejar suas viagens. Coincidentemente, o maior desafio enfrentado por eles é “não ter dinheiro suficiente para viajar”.

“Esses dados mostram que os jovens de 18 a 35 anos estão cada vez mais focados em aproveitar as férias ao máximo, com mais da metade afirmando que preferem se desconectar completamente do trabalho durante as viagens, ao invés de optarem por viagens que combinem trabalho e lazer”, disse a empresa. Eles também destacaram que essa faixa etária tem se mostrado mais disposta a sair dos destinos turísticos tradicionais, com mais de 80% mencionando que preferem alternativas menos convencionais, como as Filipinas ao invés das Maldivas ou a Albânia no lugar da Croácia.

Turismo sóbrio

Outro dado importante do relatório é a ascensão do turismo sóbrio, com 83% dos millennials e da Geração Z demonstrando interesse em experiências de viagem sem álcool.

“Acabou a época do jovem viajante obcecado por festas. A Geração Z e os millennials querem viver suas aventuras com a mente clara”, afirmou o estudo.

Essa tendência está alinhada com os principais motivos de viagem para 2025: imersão na cultura local (34%); aprendizado de algo novo e enriquecedor (24%); descanso e rejuvenescimento (23%); e busca por aventuras emocionantes (18%).

Viajar com novos amigos

A Contiki também observou que, quando o assunto é companhia de viagem, os jovens estão cada vez mais dispostos a deixar os amigos para trás e fazer novas amizades durante as viagens.

“Essa geração está muito aberta a fazer novas conexões enquanto viaja. 58% dos entrevistados disseram que preferem simplesmente reservar a viagem e conhecer novas pessoas ao longo do caminho, ao invés de viajar com os amigos de sempre”, explicou a empresa.

Viagens com propósito

Por fim, o relatório destacou o crescente interesse por viagens sustentáveis, uma tendência que deve continuar a crescer, já que 90% dos viajantes de 18 a 35 anos afirmam que a sustentabilidade é importante para eles enquanto viajam.

Esses jovens demonstram grande preocupação em deixar um impacto positivo nos destinos que visitam, com 42% destacando a importância de apoiar as comunidades locais e 38% dizendo que ajudar na preservação da vida selvagem é uma prioridade. Em comparação, as questões relacionadas às emissões de carbono apareceram como um tema de menor importância (19%).

“Esses dados mostram o crescente interesse por experiências de viagem que promovem impacto direto e positivo no meio ambiente e nas comunidades locais, ao invés de focar apenas em ações indiretas, como programas de compensação de carbono”, afirmou a Contiki.

Com isso, fica claro que o turismo em 2025 estará cada vez mais alinhado com valores de sustentabilidade, autenticidade e experiências significativas.

O mercado de turismo brasileiro está claramente alinhado com as tendências globais observadas entre millennials e a Geração Z. Esses jovens estão redefinindo o turismo no Brasil, priorizando experiências autênticas, sustentáveis e com um forte componente de imersão cultural. À medida que essa demanda cresce, o setor de turismo brasileiro se adapta, oferecendo opções mais flexíveis, diversificadas e alinhadas com os valores dessa nova geração. A tendência é que, nos próximos anos, o Brasil continue a se destacar como um destino para os viajantes em busca de autenticidade, propósito e impacto positivo, refletindo uma transformação nas preferências de viagem que está acontecendo em todo o mundo.

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