O que é uma OTA?

É cada vez mais comum realizar compras pela internet. Os avanços tecnológicos trouxeram mais conforto para os consumidores, sendo possível, reservar um quarto de hotel ou comprar uma passagem aérea com apenas alguns cliques.

O setor de viagens e turismo foi um dos primeiros a serem afetados pela Internet, com companhias aéreas oferecendo bilhetes diretamente para consumidores através da web e novos intermediários de viagem surgindo e tornando-se importantes participantes nesse mercado.

Nesse contexto surgiu o conceito expresso pela sigla OTA, no inglês Online Travel Agency, traduzido para o português significa Agência de Viagem Online, que são sites especializados em venda de produtos de viagem para os consumidores interessados no segmento.

Dentre os exemplos estão a Expedia.com, Decolar.com e LiteMilhas.com.

Normalmente, eles buscam oferecer ao viajante preços promocionais e uma lista de opções para que ele possa o voo ou hotel mais barato.

Elas funcionam como intermediários entre hotéis/companhias aéreas e consumidores, e para isso, recebem uma comissão. Elas podem reservar outros produtos como carros, pacotes, atividades e também cruzeiros.

Segundo um estudo realizado na América Latina, o Latin America Online Travel Overview, da Phocuswright (2016), juntos, México e Brasil representam mais de 70% dos mercados de viagens online.

A população da região está ficando mais experiente tecnologicamente, levando a um efeito positivo sobre reservas online. Ainda se atesta que a penetração de viagens online crescerá uma média de 10% nos próximos anos.

Este cenário mostra o quanto o mercado das OTAs vem crescendo no Brasil, devido a facilidade que os consumidores possuem em comprar na internet.

Por isso, podemos dizer que o sonho das agências de viagens é ter um Agente online onde seus clientes possam comprar a qualquer hora. Um atendente 24h vendendo passagens aéreas e reservas nos principais hotéis.

 

Quais as vantagens de criar uma OTA – Agência de Viagens Online:

Uma das principais vantagens em abrir uma loja online é o baixo custo. Já que não terá custo com aluguel, mobiliário e funcionários. A operação pode ser feita de um escritório ou home office e não exige um capital muito grande.

Quer saber como montar uma agência de viagens? Veja essas dicas do SEBRAE.

 

Qual solução eu posso utilizar para me conectar com os principais fornecedores e vender ONLINE?

Existe um mito de que as OTAs são empresas que investem muito em tecnologia, pois dependem exclusivamente do seu site para comercialização online de seus produtos, já que não atendem o público pessoalmente.

Entretanto, no mercado existem várias plataformas de vendas online. Existe alguns fornecedores que disponibilizam motores de busca para a agência integrar em seu web site.

A Moblix oferece uma solução chamada Moblix – Agência de Viagens Online.

É uma solução independente e permite a Agência vender passagens aéreas, pagante e com milhas, e reservas de hotéis.

A solução possui integração direta com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais, como a Latam, Gol e Azul, além dos respectivos programs de fidelidade (LATAM PASS, SMILES, TUDO AZUL)

Dica: “Você também poderá abrir pontos de vendas utilizando mesmo sistema”, ou seja, você poderá vender tanto online quanto na sua agência física.

Quer saber mais sobre o Sistema Moblix? Clique aqui.

Leave a Reply